História Da Cidade:
A Ilha De Itaparica foi descoberta em 1º de novembro de 1501 por Américo Vespúcio, está localizada na baía de Todos os Santos, no litoral do Estado da Bahia, Brasil.
Antiga aldeia dos Tupinambás, suas terras foram doadas ao primeiro Conde de Castanheira, em 1552. Os jesuítas fundaram em 1560, a Igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz e surgiu então um povoado. A plantação de cana-de-açúcar, trigo e criação de gado levou o desenvolvimento econômico à Itaparica. Posteriormente veio a pesca da beleia em escala industrial. Em 1763, foi incorporada aos bens da Coroa e, em 1788, entregue à Marquesa de Nísia. Foi a primeira localidade do Brasil a funcionar como destino turístico. Em 1814, foi elevada a Distrito com o nome de Santíssimo Sacramento de Itaparica e, em 1831, foi elevado a Município, desmembrado do Município de Salvador sendo denominada de Denodada Vila de Itaparica. Em 1936, passou a Estância Hidromineral de Itaparica. Em 1890, sua sede foi elevada a Cidade.
Significado do Nome:
Seu nome tem origem na linguagem Tupi e significa "Cerca feita de Pedra", por causa dos arrecifes que contornam toda a costa da Ilha.
Aniversário da Cidade:
25 de Outubro.
Lenda Indígena:
Conta a lenda indígena tupinambá, que no começo do mundo, um majestoso pássaro de plumas brancas alçou vôo do centro do universo e seguiu dias e noites sem parar, à procura do paraíso para pousar. Quando avistou o local que buscava, caiu exausto sobre ele e morreu. No seu leito de morte, suas longas asas transformaram-se em praias e, no lugar em que o coração bateu, a terra abriu-se formando uma grande e profunda depressão que as águas do mar invadiram, reservando seu centro para uma ilha que seria a rainha de todas as outras. Assim nasceu Kirymuré, para os índios. A história que está nos livros conta que Américo Vespúcio vislumbrou “uma grande e bela baía” no dia 1º de novembro de 1501, e chamou-a de Todos os Santos por ser esta a homenagem do dia no calendário católico.
Outras informações:
A Ilha tem mais de trinta e seis quilômetros de comprimento, 146 km² de superfície, sendo habitada por mais de 57 mil pessoas, distribuídas em mais de 35 localidades, constituindo dois municípios, sendo 20,760 habitantes no municipio de Itaparica e 37,587 em Vera Cruz.
Quem mora em Itaparica é Itaparicano.
Quem mora em Vera Cruz é Vera-cruzense.
A travessia para a Ilha pode ser feita por:
Via Lancha 45 min
(Mercado Modelo-Mar Grande)
Via Ferry Boat 60 min
(São Joaquim-Bom Despacho)
A Ilha é ligada ao continente no extremo sudeste pela ponte João das Botas, mais conhecida como Ponte Do Funil (foto acima) via BA-001.
"VEJA ESTE DOCUMENTÁRIO SOBRE A ILHA DE ITAPARICA"
Nenhum comentário:
Postar um comentário