sábado, 20 de agosto de 2011

CONTROLE SOCIAL - UM DIREITO DO CIDADÃO!


A administração pública está enferma e em dois aspectos essenciais - financeiro e moral – o quadro é de maior gravidade. 
O TCM tem seu papel na correção dessas questões, mas chegou a hora da SOCIEDADE se juntar a esse esforço. Os que conhecem melhor os problemas e, portanto, estão aptos a ajudar na solução, são os que sofrem as conseqüências dos serviços de má qualidade. Vamos começar levando conhecimento aos cidadãos para que saibam onde e como podem contribuir.

 

Esse é o foco do curso de 
Controle Social das Contas Públicas”
que, de maneira simples, mostrará os rumos 
do dinheiro do imposto que todos pagam.

"Fascículo 1"
Fundamentos filosóficos da transparência
e do controle popular

Abordagem a partir de Baruch Spinoza e 
contraponto com Francis Bacon 
passando por Rousseau até os nossos dias.
Autor: Oscar d´Alva


"Fascículo 2"
Jornalismo e controle social

Grande mídia, jornais comunitários, rádios comunitárias, TV Pública, canais e FM universitárias, Universidade como instrumentos de participação social e pressão da cidadania.
Autor: Plínio Bortolotti



"Fascículo 3"
O papel do controle externo – TCU, TCE e TCM

O fortalecimento dos Tribunais de Contas (TCs). A multiplicação da ação dos Tribunais de Contas. A coordenação de tarefas. A rede TC nacional. A transparência dos TCs.  A profissionalização dos TCs.
Autor: Ubiratan Aguiar, Pedro Ângelo Sales Figueiredo, Alexandre Figueiredo


"Fascículo 4"
A transparência e o controle social na Carta Maior

Os fundamentos constitucionais e administrativos da transparência e do controle social. A obrigatoriedade do setor público com a publicidade. Os meios e modos de escamotear a visibilidade das contas e procedimentos do setor público. As licitações e as dispensas de licitação. Os riscos e as cautelas que cercam o administrador público.
Autor: Judicael Pinho


"Fascículo 5"
A impunidade no Brasil

A luta da comunidade e os instrumentos de que precisa. O crime organizado na administração pública. Os limites dos Tribunais de Contas. Os principais vícios da administração pública brasileira. O histórico da cultura da corrupção no Brasil.
Autor: Augustino Lima Chaves


"Fascículo 6"
A ação parlamentar  na fiscalização 
da administração pública

Empoderamento da sociedade civil e o cidadão. Os projetos de lei em andamento. Os modos e meios das comunidades apoiarem e fazerem aprovar os instrumentos de controle da informação e sua utilização pelas comunidades. As leis orgânicas dos municípios.

Autor: Heitor Férrer



"Fascículo 7"
O papel e a função do Ministério Público 
de servir o cidadão e a comunidade

Como buscar o MP. O MP e meios de democratizar o acesso das comunidades. Linha direta do MP e o cidadão. Os crimes contra a Administração Pública no Ceará. Os municípios cearenses e as principais autoridades municipais denunciadas pelo MP. Até onde a comunidade e o MP podem andar juntos para exigir a transparência e exercer a fiscalização do cumprimento das leis que comandam a Administração Pública. O Ministério Público de Contas junto aos Tribunais de Contas e o Ministério Público Estadual.
Autora: Socorro França / Leillyanne Feitosa

"Fascículo 8"
O papel do controle interno

Normativos sobre controle interno. Aspectos da gestão municipal que devem estar sob constante monitoramento do controle interno. As operações de fiscalização. Os tipos de parcerias com a comunidade interessada. O treinamento das comunidades na fiscalização das licitações.
Autor: Aloísio Carvalho



"Fascículo 9"
Educação fiscal e controle social

A busca da harmonia entre as necessidades e expectativas do Estado e dos Cidadãos. A função socioeconômica do tributo. O acompanhamento e o controle da qualidade dos gastos públicos pela comunidade. O Programa de Educação Fiscal no Brasil e no Estado do Ceará e sua contribuição para o Controle Social.
Autor: Mauro Filho



"Fascículo 10"
A informática como instrumento 
auxiliar do controle social

O acesso amigável aos bancos de dados mais importantes. Os caminhos e atalhos para buscar a informação e democratizá-la. Como utilizar as informações. Os limites da cidadania e como superá-los. Os meios mais eficazes de pressão social legítima. Os casos de sucesso e de fracasso das ONG. Os novos desafios da cidadania para exercer o controle popular e democrático com efetividade.
Autor: Vasco Furtado




 UNIVERSIDADE ABERTA DO NORDESTE 
(ENSINO A DISTÂNCIA)



VAMOS FISCALIZAR!

Nenhum comentário: