domingo, 27 de maio de 2012

AMOSTRA DO CURSO VIRTUAL DA CGU: CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA


A Escola Virtual da CGU é uma iniciativa que visa contribuir para a promoção da integridade pública e para a prevenção da corrupção, 
por meio de ações educativas.

As atividades desenvolvidas pela Escola Virtual concentram-se em duas grandes áreas temáticas: Educação para a cidadania e Fortalecimento da Gestão Pública.

Entre as atividades relacionadas ao primeiro tema estão cursos, vídeos e publicações voltadas para cidadãos, com o objetivo de promover o controle social e orientar a população sobre como os gastos públicos podem ser controlados.

Na segunda área temática da Escola são desenvolvidas ações que objetivam capacitar servidores públicos em temas relacionados com a área de gestão pública, tais como licitações e contratos administrativos.

A CGU acredita na mudança pela educação e está certa de que sua Escola Virtual atuará como instrumento de promoção da cidadania e da ética pública, elementos essenciais para o fortalecimento da democracia em nosso País.




AMOSTRA DO CURSO VIRTUAL:


CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA

Visando fomentar o controle social da gestão pública, a CGU desenvolveu o curso virtual “Controle Social e Cidadania”, que apresenta ao participante noções fundamentais sobre como acompanhar e participar da gestão pública.

O curso é destinado a conselheiros de politicas públicas, representantes de organizações não governamentais, lideranças comunitárias e cidadãos em geral, trabalha questões relativas ao exercício da cidadania e, em especial, do controle social da administração pública.


APRESENTAÇÃO:



MÓDULO 1 
A PARTICIPAÇÃO POPULAR NO ESTADO BRASILEIRO


AULA 1 - BRASIL ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO



AULA 2 - ORGANIZAÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO



AULA 3 - OS RECURSOS PÚBLICOS



MÓDULO 2 
O CONTROLE DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS


AULA 1 - O CONTROLE INSTITUCIONAL



AULA 2 - MECANISMOS DE EXERCÍCIO DO CONTROLE SOCIAL



AULA 3 - FORMAS DE EXERCÍCIO DO CONTROLE SOCIAL



AULA 4 - INFORMAÇÃO E CONTROLE SOCIAL


MÓDULO 3

O ENCAMINHAMENTO DE DENÚNCIAS AOS ORGÃOS RESPONSÁVEIS




 "TODOS OS DIREITOS RESERVADOS"


   ATENÇÃO:
 OS VÍDEOS ACIMA TÊM 
APENAS CARÁTER ILUSTRATIVO.

........................................................

Cursos a Distância da Escola Virtual

Os cursos a distância da Controladoria-Geral da União objetivam oferecer capacitação para servidores públicos, bem como auxiliar os membros de conselhos de políticas públicas no desempenho de sua função, além de apoiar lideranças locais e demais cidadãos no exercício do controle social da Administração Pública.

Conforme a proposta de cada curso, o participante terá a sua disposição aulas virtuais, acompanhamento por um tutor indicado pela CGU, fóruns de discussão, textos para estudo, enfim, uma série de recursos para facilitar o aprendizado e fomentar discussões.
Atualmente a CGU disponibiliza os seguintes cursos:

Controle Social e Cidadania:
Destinado a conselheiros, representantes de organizações não governamentais, lideranças comunitárias e cidadãos em geral, este curso trabalha questões relativas ao exercício da cidadania e, em especial, do controle social da administração pública.

Controle Social do Fundeb:
Destinado a membros dos conselhos de educação, o curso apresenta a legislação e os conceitos básicos relativos ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Licitações e Contratos Administrativos:
Neste curso, servidores públicos, em especial aqueles que atuam nos processos de compras públicas, têm a oportunidade de estudar os conceitos e dispositivos constantes da Lei 8.666/93 e legislação correlata.





Nenhum comentário: