domingo, 11 de setembro de 2011

Absolvição de Jaqueline Roriz pelo Plenário marca a semana!


A votação do pedido de cassação do mandato da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) por falta de decoro parlamentar mobilizou os deputados. 451 parlamentares estavam presentes para uma votação que iria definir o futuro de Jaqueline Roriz, que foi flagrada em 2006, quando era deputada distrital, recebendo dinheiro de Durval Barbosa, operador do esquema de corrupção conhecido como o Mensalão do DEM do Distrito Federal.


O relator do caso, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) apresentou parecer favorável à cassação do mandato da deputada.
A defesa da deputada Jaqueline Roriz, feita pelo advogado José Eduardo Alckmin, argumentou que fatos ocorridos antes do mandato não podem ser causa de cassação de parlamentar por falta de decoro.
Deputados debateram se fatos ocorridos antes do mandato podem ser usados para cassar parlamentar. A discussão começou com o PSol, autor da representação contra a deputada.
Os 166 votos a favor da perda do mandato de Jaqueline Roriz não foram suficientes, e a parlamentar foi absolvida. 265 deputados votaram contra a cassação e 20 se abstiveram, numa votação secreta. 




Os bastidores da absolvição
de Jaqueline Roriz

Monica Iozzi (reporter do CQC) em Brasília, mostra os bastidores da votação que absolveu a deputada federal Jaqueline Roriz do processo que pedia cassação de seu mandato.

Nenhum comentário: