domingo, 1 de abril de 2012

(VIDEO1) MINISTRO JORGE HAGE FALA SOBRE A LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO PÚBLICA!


A Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), a Lei de Acesso à Informação, a Parceria para Governo Aberto e o Portal da Transparência foram alguns dos temas abordados pelo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), 
 Jorge Hage, no programa Bom Dia Ministro desta quinta-feira (29). 

O programa é produzido e coordenado pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Durante uma hora, Hage respondeu perguntas formuladas por âncoras de emissoras de rádio de vários pontos do país.

 
CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA! 


TRANSCRIÇÃO:

 REPÓRTER ANA GIRLENE 
(Rádio Equatorial AM / Macapá - AP): 

Bom dia; bom dia, Ministro; bom dia a todos que nos ouvem. Ministro, por coincidência, ontem, aconteceu, aqui no Amapá, a Conferência Estadual, que faz uma etapa de organização da Consocial, que acontecerá agora, no mês de maio. O estado do Amapá, ontem, focou as suas discussões justamente sobre a necessidade de maior transparência e controle social dos gastos públicos, ainda mais nesse momento em que a gente vê muito acentuado, em todo o país, um debate sobre corrupção, de mecanismos de desvio de dinheiro público. Qual a sua expectativa, Ministro? O que vai acontecer com o país, a partir da realização dessa 1ª Conferência Nacional? Como é que nós podemos criar um mecanismo, pelo menos, para dificultar a ocorrência de corrupção? Bom dia.
 

JORGE HAGE: 

Bom dia, Ana. A sua pergunta é muito pertinente e abrangente. É claro que eu não vou poder aqui, em poucos minutos, dizer tudo que nós esperamos, que nós temos certeza que o Brasil ganhará com o aporte das sugestões que virão de milhares... No total, aliás, nós imaginamos que as conferências vão mobilizar, no total, perto de 1 milhão de pessoas. Se considerarmos que já fizemos 2.750 conferências em nível municipal, ou melhor, envolvendo municípios, foram 1.200 em municípios e algumas envolvendo vários municípios, além disso, outras conferências livres, outras conferências virtuais. Agora estamos realizando as estaduais. Hoje e amanhã, nós temos, na Bahia, no Pará, em São Paulo, em Alagoas, as conferências estaduais, e, no final de tudo isso, tudo isso vai convergir para a Conferência Nacional, como você bem mostrou, no dia 18 a 20 de maio, aqui em Brasília. A ideia é que as sugestões da população devam produzir novas formas, novos instrumentos, novos meios de participação, de estímulo à participação dos cidadãos, novas formas de habilitar o cidadão a fiscalizar diretamente, também, a aplicação do dinheiro público, além de formular denúncias, como, hoje, já são formuladas. Há centenas e milhares de denúncias que a Controladoria recebe, que a Polícia Federal e o Ministério Público recebem e que tem mobilizado as instituições brasileiras para combater a corrupção, de uma forma nunca vista antes. Essa que é a realidade. Ou seja, as instituições mostram que estão funcionando, que estão aí para isso, e a população é a grande parceira nessa batalha, que é a do mundo inteiro, contra a corrupção e os desmandos. Nós esperamos que a Consocial vai acrescentar novas formas e novos instrumentos para isso.
 


(DISPOMOS PARA DOAÇÃO IMEDIATA!)


CIDADÃO OLHO VIVO

Nenhum comentário: